Perguntas sobre energia eólica
Por definição, energia eólica é aquela obtida pelo movimento do ar, pelos ventos.
02. Parece que não é de hoje que a energia eólica é usada pelo homem. Procede?
O uso da energia eólica da forma mais próxima do que conhecemos hoje em dia (onde a vedete é a geração de energia elétrica) vem das antigas Pérsia e Babilônia, ainda na Antiguidade, quando foram criados os moinhos de vento, inicialmente usados para bombear água para irrigação de plantações e para moer grãos.
03. Há notícias de usos ainda mais antigos da energia eólica?
Um dos usos mais antigos data da Pré-História, e ainda hoje é empregado: o homem descobriu cedo que podia usar o vento para impulsionar embarcações, e um dos primeiros instrumentos para aproveitar o vento para tal uso foram as velas - as naus egípcias, nesse aspecto, chegaram a uma sofisticação impressionante na Antiguidade; voltando ao presente, para se dar uma ideia, o navio-veleiro U20 "Cisne Branco", da Marinha do Brasil, tem as velas ao vento como propulsão principal.
04. Voltando à produção de energia, o que é necessário para se produzir energia elétrica a partir da força do vento?
É preciso um equipamento denominado turbina ou aerogerador. Um conjunto deles forma uma usina, fazenda ou parque eólico.
05. É só impressão ou um aerogerador é como se fosse um ventilador ao contrário?
A grosso modo, é isso mesmo: em um ventilador, usa-se a energia elétrica para movimentar as pás a fim de gerar vento; no aerogerador, é o vento que movimenta as pás, gerando energia elétrica.
06. Qual a potência gerada por uma turbina?
A potência, nas turbinas grandes, depende do diâmetro das pás (o conjunto é denominado rotor). Para um rotor de 10 m de diâmetro, a potência pode chegar a 25 kW; para um rotor de 80 m, até 2,5 MW. Estes valores de potência são tomados com a velocidade das hélices a 15 m/s (54 km/h aproximadamente).
07. Em média, quanto uma turbina grande