A enrgia eólica
A energia eólica é a energia obtida através da força dos ventos. Esta energia é tida como energia armazenada do Sol pois, utiliza como fonte primária a energia térmica vinda do Sol (o ar se movimenta devido ao aquecimento desigual fornecido pelo Sol à Terra, conjuntamente, com o movimento de rotação da Terra).
O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
Este tipo de energia é conhecido à séculos tendo sido, inclusive a energia propulsora das navegações, na época das grandes descobertas (séculos XV e XVI), assim como, foi bastante importante para as atividades agrícolas através do uso de moinhos de vento (utilizado para tirar água do subsolo e/ou moer ce reais). Atualmente, a energia eólica também é utilizada para a geração de eletricidade, assim, a energia cinética dos ventos (energia do movimento dos ventos) é convertida em energia mecânica e depois em elétrica. A energia eólica extraível de uma região depende de muitos fatores, dentre eles estão: a frequência de ocorrência de velocidade dos ventos em um local, as estações do ano e horas do dia, rugosidade do solo e do sistema de conversão de energia instalado. O aerogerador (gerador elétrico movido por hélice) tem seu desempenho ligado à altura de operção, diâmetro da hélice, dimensão do gerador e quantidade de vento que passa pela hélice, assim, todos esses fatores devem ser devidamente dimensionados afim de se obter um melhor rendimento de todo o sistema. Tendo em vista a busca de novas diretrizes no campo da produção de energia (evitar energias que acumulem resíduos e sejam inseguras) considera-se que a energia eólica vem de encontro a essas diretrizes conseguindo, ainda, uma boa produção com custo relativamente baixo. Nos EUA, mais de dois milhões de habitantes recebem energia elétrica gerada por turbinas movidas à força