estudante
Sintomas
Os sintomas mais comuns e semelhantes na maioria dos transtornos mentais em crianças e adolescentes incluem:
* Irritabilidade;
* Comportamento despreocupado;
* Explosões frequentes;
* Retirada social;
* Reclamações físicas frequentes
Como é difícil de serem identificados os transtornos mentais em crianças e adolescentes, é necessário avaliar os prejuízos funcionais apresentados, que são indícios contundentes. Os prejuízos funcionais podem ser definidos como uma dificuldade de se realizar atividades do dia-a-dia, como relações interpessoais, escola, lazer, etc. (HOVEN et al., 2004).
Contudo, os transtornos mentais específicos podem apresentar sintomas também específicos, demonstrados a seguir.
Transtorno bipolar
Esse transtorno é diagnosticado em geral na adolescência. Um número crescente de adolescentes tem sido diagnosticado como bipolar. Uma pessoa que é bipolar tem períodos alternados de mania e de depressão (a depressão, os sintomas estão descritos acima).
Os sintomas da fase de mania incluem:
*Autoestima inflada;
*Diminuição da necessidade de sono;
*Comportamento de alto risco;
*Fala ou pensamentos rápidos.
É importante diagnosticar o transtorno bipolar prematuramente, pois, há um risco significativo de suicídio para essas pessoas. Também, se os adolescentes bipolares são diagnosticados erroneamente como tendo depressão, a eles podem ser administrados medicamentos incorretos que pioram os sintomas ao invés de ajudar.
Transtorno de ansiedade
Os transtornos de ansiedade também são altamente prevalentes na infância. Enquanto alguma ansiedade é habitual, a ansiedade que interfere no comportamento normal e funcional, na escola, lazer, etc., pode ser um sinal de um problema mais sério.
Aproximadamente 13% das crianças e adolescentes podem sofrer