Kant
Racionalismo x Emperismo
Fase critica: limites da razão x limites da experiência = teoria da razão
1)Razao pura: os limites da razão do conhecimento,ate que ponto podemos chegar para contribuir com o desenvolvimento da ciência.
2)Razao pratica: etica é a arte de viver bem.
Juizo analítico: pensamento lógico, deduzia uma forma segura não produzindo coisas novas, como a matemática Juizo sintetio: gera novas formas de conhecimentos, basea-se nas senssassoes os dois nao conseguem sozinhos formar a ciência Juizo sintetico a priori: tentar desenvolver a ciencia tanto na razao tanto quanto na dedução.
Etica: ela é superior a moral, conjunto de valores para viver bem. Para Kant a etica é o que devemos fazer e não pela felicidade, pois felicidade é algo passageiro: hj estou feliz mas amanha não posso estar.
“agir de tal forma que sua acao deja considerada como norma uviversal’’ - não pensar somente no indivíduo e sim como todo, trazendo benefícios para todos
‘’tomar a humanidade como fim e não como meio’’ - a sociedade usa o ser humano como meio, como meio de conseguir alguma coisa, isso é falta de respeito. tentar avaliar as pessoas como elas são.
Critica da razão pratica: como agimos e como pensamos= pensamos antes agir= maximas: conjuntos de acao: é subjetivo: por ex: quando vc senta na 1 fileira voce sabe que isso é seu vc nao necessariamente precisa sentar na 1 fileira para prestar atenção, mas analisando a sala, vc consegue escutar mais, mais perto do professor.
leis: acoes que sao objetivas, sempre tem uma moral= eu tenho necessidades de atender alguém quando elas precisam.
As leis devem ser autônomas = liberdade. Estado: “ as leis dos soberanos são as leis que damos para nos mesmos’’ - para Kant nos somos soberanos= o povo
Estado é fundamental para a liberdade de um indivíduo as leis devem ser universais e estatais, ou seja com funcao de de fazer um bem publico não somente um indivíduo.