kanban
Kanban é uma palavra japonesa que significa cartão sinalizador
E uma ferramenta de processo que ajuda a trabalhar de modo mais eficaz. É uma ferramenta de controle visual para acompanhamento de trabalho à medida que ele flui através das várias etapas do fluxo . É altamente adaptativo. Kanban está bastante relacionado com o conceito de Sistemas Puxados do Toyota Production System (TPS). Tradicionalmente, antes da Toyota, a grande maioria das indústrias utilizava sistema de produção empurrada. Um sistema de produção empurrada caracteriza-se quando a primeira operação do processo recebe uma ordem de produção e a executa, empurrando o resultado da operação atual para a operação seguinte. O sistema kanban funciona baseado no uso de sinalizações para ativar a produção e movimentação dos itens pela fábrica.
Estas sinalizações são convencionalmente feitas com base nos cartões kanban e nos painéis porta-kanbans, porém pode utilizar-se de outros meios, que não cartões, para passar estas informações.
Os cartões kanban convencionais são confeccionados de material durável para suportar o manuseio decorrente do giro constante entre os estoques do cliente e do fornecedor.
Cada empresa, ao implantar seu sistema kanban, confecciona seus próprios cartões de acordo com suas necessidades de informações. TIPOS DE KANBAN
Segue a lista de tipos de Kanban, apresentados por RIBEIRO (1989)
1) Kanban de Fabricação — É o cartão na qual acompanha as peças nos containeres durante o processo de fabricação até a montagem. Deve conter informações que possibilitem o total acompanhamento do processo.
2) Kanban de Matéria Prima — É o cartão utilizado entre os setores de fabricação e almoxarifado de matérias primas. Portanto, uma solicitação de material para a produção de novo lote.
Kanban de Montagem