Kanban
Ethel Cristina Chiari da SilvaI; José Benedito SacomanoII
IDoutoranda do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos - USP
IIProf. Dr. do Depto. de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos - USP fone: 0162-72.6222
RESUMO
O presente artigo relata a experiência da implantação do sistema Kanban em uma célula-piloto, realizada em uma fábrica de médio porte do setor metal mecânico em São Carlos - SP. A intenção da implantação do sistema kanban surgiu como expectativa de auxílio ao Planejamento e Controle da Produção, a fim de buscar padrões tecnológicos de gestão mais adequados à realidade mundial. Para implantação do sistema Kanban criou-se um ambiente Just-in-Time na célula piloto a fim de gerar um sistema consistente e também um modelo de aprendizado para a fábrica. Trabalhou-se com operários de baixa escolaridade e elaborou-se todo o material didático utilizado nas atividades de treinamento. Após um ano e meio (1130 horas) de trabalho na fábrica, pôde-se chegar a resultados altamente satisfatórios, tanto qualitativos quanto quantitativos.
Palavras-chave: Planejamento, Controle, Kanban, Treinamento, Célula.
Key-words: Planning, Control, Kanban, Training, Cell.
1. Introdução
Destaca-se inicialmente o caráter exploratório desta pesquisa, mais especificamente, um caráter de intervenção in loco nas atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP) desenvolvidas no chão-de-fábrica, para possibilitar um confronto entre teoria e prática.
A convivência com a realidade e o cotidiano de uma fábrica, com a possibilidade de interferência nessa realidade, é uma experiência rica e extremamente difícil. Difícil porque expõe dois universos, aparentemente antagônicos, em confronto direto, ou seja, uma atividade intelectual de pesquisa versus a atividade complexa de se produzir