kanbam
Um sistema de controle de produção kanban usa sinais simples, visuais, para controlar o movimento de materiais entre centros de trabalho, bem como a produção de novos materiais para recolocar aqueles mandados para o próximo centro de trabalho.
Originalmente, o nome kanban referia-se a um sinal de loja japonesa que comunicava o tipo de produto vendido por meio de uma imagem visual no sinal (por exemplo, usar ciclos de várias cores para indicar uma loja que vende tintas). Outros instrumentos, tais como marcadores de plástico (quadrados kanban) ou bolas ( em geral bolas de golfe ), podem também ser usados como sinais visíveis.
Um exemplo da forma como foi implementado no Sistema de Produção Toyota, um kanban é um cartão preso a um contêiner de estocagem e transporte. Ele identifica o número da peça e a capacidade do contêiner com outras informações e é usado para prover entendimento visual fácil de que uma atividade específica é requerida. O kanban cria um sistema sem papel pelo qual um estágio posterior de produção pode pedir materiais específicos ou peças tanto de fornecedores internos como externos.
Freqüentemente, um cartão kanban tem informações tais como o nome do produto, o numero da peça e a quantidade que precisa ser fabricada. Quando os trabalhadores precisam de produtos de uma estação de trabalho precedente, passam o kanban preso ao contêiner vazio para aquela estação. O kanban autoriza o trabalhador na estação precedente a produzir a quantidade de bens especificada. Dessa forma, ele nada mais é do que um registro de autorização da produção.
Quando esse processo é usado, a