Kaio
Para sabermos se um objeto X está parado ou em movimento, antes precisamos saber em relação a quê ele está parado ou em movimento. É necessário sempre termos um referencial para nos orientarmos.
Podemos pensar que a terra e até mesmo tudo oque está nela esteja em movimento, mesmo aquela cadeira que está na sua frente, que aos seus olhos está imóvel, mas tudo depende do referencial que estabelecemos para analisarmos.
II – OBJETIVOS:
-Identificar e/ou descrever sistemas de referência, repouso e movimento;
-Identificar e/ou descrever as seguintes características do movimento: posição, deslocamento, distancia e trajetória;
-Comparar repouso e movimento;
-Concluir que o repouso e a trajetória dependem do sistema de referencia considerado;
-Utilizar conhecimentos de sistema de referencia para o estudo dos movimentos;
-Classificar os movimentos segundo a trajetória.
III – MATERIAL UTILIZADO
-Uma folha de papel milimetrado A4;
-Uma régua;
-Um lápis (se possível uma caneta hidrocor);
-Quatro pedaços (20mm) de fita adesiva. IV – FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Ao longo das atividades experimentais que se seguirão, você notará que a Física, ciência fundamental da natureza, procura como características a medição.
Observe ao seu redor, onde quer que você se encontre a variedade de coisas que podem ser medidas e, por isto, denominadas de grandezas. Estas grandezas podem pertencer a diferentes espécies, isto é, comprimento, massa, tempo, velocidade, aceleração, etc., cada uma delas possuindo sua unidade de medida (m, kg, N, s, m/s,...).
As grandezas físicas, em função das quais as leis físicas são expressas, se encontram divididas em grandezas fundamentais e grandezas derivadas.
As grandezas fundamentais não são definidas em função das outras grandezas e possuem um padrão, denominado unidade de grandeza, com seus múltiplos e submúltiplos. Medir é comparar este padrão, que se escolhe como unidade, com outra grandeza da