Trabalho Kaio
Educador: Felipe Augusto
Disciplina: Sociologia
Educado: Kaio Rômulo K.
Turma: 2º Ano
Processos de trabalho: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo
Introdução ao Trabalho
O valor da mercadoria varia com a necessidade e o uso pelas pessoas, para obter lucro é necessário gastar um valor menor na produção do que o preço de venda, e sempre tentar gastar menos para produzir.
A riqueza da mercadoria está no trabalho que se divide em duas formas:
- Trabalho necessário: O dinheiro que o trabalhador produz para si mesmo, o seu próprio salário, o necessário para comida moradia sustentar a família, para sobreviver.
- Trabalho excedente: É oque o trabalhador produz a mais, que vai para a empresa ou para o dono e não para ele mesmo, assim gerando lucro para a empresa e para Marx essa é a ideia de mais valia.
Esses trabalhos obviamente não são explicados para o trabalhador, e o trabalhador não sabe até que ponto está trabalhando para o seu salário e até que ponto está trabalhando "de graça".
A mais valia é dividida em dois pontos:
- Mais valia Absoluta: o trabalhador excede o trabalho necessário e assim trabalhando "de graça".
- Mais valia Relativa: melhoria de ferramentas na produção, aumentar a produção de riqueza sem necessariamente mexer no tempo de trabalho ou no salário.
Assim as pessoas começam a pensar como poderiam explorar ao máximo a força de trabalho do trabalhador, em grupo, sozinho, etc.
Taylorismo
Feita por Frederick Taylor
Utilizava princípios da administração cientifica, usava a ciência para otimizar o tempo.
Para Taylor os agricultores e artesãos utilizavam a empiria para trabalhar e ele queria organizar agricultores e trabalhadores em indústrias por método cientifico, para utilizar o máximo da força de trabalho do trabalhador. Especializando o trabalho e assim o deixando mais simples, com a divisão do trabalho o trabalhador foi desvalorizado porque era fácil ser substituído.
Controle do tempo, Taylor dizia que os