Contrapiso Autonivelante
CONTRAPISO AUTONIVELANTE
ALTOÉ, Cássio Rigo1
HONÓRIO, Igor Ignachitti2
BETTERO, Jeferson Candido3
MANHAGO, Pedro Felipe de Azevedo4
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, o setor da construção civil vem passando por transformações e crescimento. As empresas estão sendo induzidas ao desenvolvimento de inovações ou à incorporação de inovações para manter a competitividade. Nesse contexto, um dos produtos que estão fazendo a diferença é o contrapiso auto-nivelante, também conhecido como autoadensável, ou até mesmo autoescoante, é um material relativamente novo no Brasil, e que começou a ser estudado por empresas de construção civil e pesquisadores no início de 2008. A principal característica do contrapiso autonivelante é possuir uma elevada fluidez, em comparação as argamassas convencionais. O objetivo maior desse trabalho é mostrar como é o uso e os benefícios de um contrapiso auto-nivelante.
MATERIAIS E MÉTODOS
O presente trabalho constituiu-se de uma revisão da literatura ao qual foi realizado um levantamento bibliográfico atualizado em sites especializados no assunto.
DESENVOLVIMENTO
Nessa etapa vamos considerar o edifício Biarritz Maison Patamares (Figura 1), localizado em Salvador BA construído pela Concreta, ele é composto por duas torres com 15 pavimentos cada, sendo duas unidades por andar, todos os apartamentos possuem 164,66m². Visando acelerar o cronograma da obra e aperfeiçoar o processo de execução do contrapiso, a Concreta optou por contratar uma empresa executora de contrapiso autonivelante.
Processo Construtivo Etapas de Execução A argamassa foi fornecida por uma empresa fornecedora de concreto situada em Salvador, Bahia. O traço usado foi: 1050 kg areia grossa; 321 kg cimento cp ii f 32; 2,56 kg aditivo mira cr 74; 450 kg pó de pedra.
1 - Limpeza
O local deve estar limpo, isento de sobras de argamassas, concretos, pontas de prego ou aço e qualquer outro tipo de material que