Aplicação de contrapiso autonivelante
Cintia de Oliveira Lima
UDF, Brasília, Brasil, cintia.olima@hotmail.com
RESUMO: O objetivo do trabalho é abordar o método de aplicação do contrapiso autonivelante, desde o fornecimento ao consumidor, sua execução, possíveis patologias e o resultado do produto final através de estudo de caso de uma laje que receberá o contrapiso autonivelante usinado.O resultado esperado é a comprovação do custo benefício em relação aos contrapisos convencionais.
PALAVRAS-CHAVE: Contrapiso, Autonivelante, Autoadensável.
1
INTRODUÇÃO
O contrapiso autonivelante é um contrapiso super fluido, bombeável , autonivelante, que permite a aplicação em grandes áreas com rapidez. A tecnologia do contrapiso autonivelante é europeia e ainda é pouco difundida no Brasil.
O contrapiso abordado tem o traço do microconcreto com Fck menor que 10MPa dosado com adivitivo superplastificante e incorporador de ar e é fabricado em usinas de concreto. Chega à obra através de caminhão betoneira e é bombeado por meio de mangotes.
O
contrapiso autonivelante oferece vantagens em relação ao contrapiso tradicional, como por exemplo: redução da equipe e do tempo de aplicação, liberação do local em 24 horas, excelente acabamento e a facilidade da aplicação. Por ser novo no mercado brasileiro o produto ainda sofre resistência pela falta de informação.
Algumas obras enfrentaram problemas como desplacamento do contrapiso e a não aderência da argamassa no caso de assentamento cerâmico. Esses erros ocorrem por falta de apoio especializado durante a aplicação do contrapiso autonivelante.
Como estudo de caso acompanhamos a execução de um contrapiso autonivelante usinado em uma área de 437,61 m² contendo 5 apartamentos e a área comum e 3 níveis diferentes. onde foi realizado a execução com equipe especializada usando o método europeu e depois foram realizados testes para verificar a aderência do contrapiso com a laje e da