JÁ ESCOLHI MINHA PROFISSÃO. MAS COMO CHEGAR LÁ?
DATA: 07/14/21 DE ABRIL DE 2014.
LOCAL: COLÉGIO SÃO JOSÉ – ABREU E LIMA
FACILITADORES: Angélica Costa, Daynny Elizabeth, Gerson Rodrigues e Suzete Correia.
PROFESSORA ORIENTADORA: Verônica Carrazzone
PÚBLICO ALVO: Adolescentes
OBJETIVOS: Orientar o adolescente contemporâneo relacionando as profissões ao mercado de trabalho e quais esses caminhos para as especializações dessas profissões.
JUSTIFICATIVA
“Os jovens contemporâneos, que vivem um contexto de violência, são muito protegidos e têm pouca experiência de vida” (Bock, s.d).
A contemporaneidade traz em sua essência a diversidade de configurações profissionais, mas também incertezas e discursos divergentes. Na era da informação, pessoas tornam-se celebridades sem terem frequentado uma universidade; jovens criam empresas milionárias na internet; cantores de rap viram ideais de vida para nossos adolescentes.
Na globalização, temos oportunidades profissionais e índices de desemprego; sacrifício e hedonismo (doutrina/teoria que tem o “prazer” como bem supremo da humanidade). A aparente LIBERDADE de escolha profissional do adolescente contemporâneo esconde uma complexa rede de imposições sutis para a fase vulnerável que é a ADOLESCÊNCIA.
As mudanças sociais e tecnológicas deixam os laços de trabalho cada vez mais deformados e em pouco tempo, enquanto surgem novas profissões, outras perdem seu valor. Conflitos e dúvidas, fatores sócio-culturais, relações familiares instáveis fazem parte da escolha profissional dos nossos ADOLESCENTES pois antigas e modernas configurações familiares coexistem.
“Consumo, logo existo” é a imagem preconcebida que os ADOLESCENTES se deparam com os medos, as paixões, as desilusões e as angústias no momento de decisão profissional.
(A Equipe)
PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
(DATAS, HORÁRIOS, CONTEÚDOS E MATERIAIS\TÉCNICAS)
07/ 14/ 21/04/14
HORÁRIO
TEMA: METODOLOGIA
MATERIAL
1º MOMENTO
8:00h