Justiça o que é fazer a coisa certa
26/02/11 12:09Marcos Duarte Artigo Jurídico
Rossana Brasil: Advogada.
Fortaleza, Ceará, Brasil – Lamentavelmente, o que escrevo não traz nada de novo e apenas consolida a Capital cearense como a cidade do Nordeste com o maior índice de exploração sexual de crianças e adolescentes. No Brasil, superada apenas por Rio e São Paulo, segundo apuração do Playboy portuguesa. O repórter Carlos Tomás fez um roteiro pela orla passando pelo Mucuripe, Meireles, Beira Mar, Praia do Futuro e o Servi luz, alvo de polêmica hoje entre Governo e Prefeitura por conta do projeto estaleiro Pro mar. A matéria fala de tráfico humano e deixa um rastro de prejuízo para os esforços das autoridades em melhorar a imagem da cidade na Europa queria saber como já que nossas autoridades afirmam ser difícil combater o turismo sexual em Fortaleza Em Fortaleza, um turista foi flagrado levando quatro menores para uma noitada, e nada aconteceu, Mas ele foi convencido por educadores sociais a não cometer o crime. Há hotéis que tentam reprimir o turismo sexual, e nossos governantes que fazem? NADA… Somente fórum e debates inúteis… Isso è mostrar talvez serviço para eles. Como vem ai a nova moda para debates e fórum em relação ao CRACK, a estória se resolve sempre na mesmice nada x nada. Sensibilizar as partes envolvidas no processo de prostituição e exploração sexual de menores e adolescentes é um trabalho árduo e continuo, feito por várias entidades. No entanto, encontram-se várias barreiras. A pior delas é a não denúncia, o pacto do silêncio e a forte conivência dos locais.
Os pontos são conhecidos, não são surpresa para ninguém. Porém mobilizar a população para o enfrentamento do problema é, ainda, um trabalho difícil. Ninguém esta nem ai, cada um cuida do seu umbigo…
A mercantilizarão do corpo existem de uma forma muito às claras. A sensibilização a ser feita com as meninas, as famílias, os proprietários dos locais e os envolvidos é de