Justiça social
Desigualdades e Justiça Social à Escala Global3
Objectivos de Desenvolvimento do Milénio7
Pobreza e Fome7
Ensino Primário Universal9
Igualdade de género10
Mortalidade Infantil11
Saúde Materna12
Doenças Graves13
Sustentabilidade Ambiental15
Parceria Global para o Desenvolvimento16
Objectivos intermédios18
Ajuda Pública ao Desenvolvimento19
Organizações Multilaterais e Bilaterais 21
Evolução da APD Portuguesa23
Plano de acção de Portugal para a Eficácia da Ajuda30
Insucessos da Ajuda Pública ao Desenvolvimento33
Conclusão35
Bibliografia/Netgrafia36
Introdução
Durante o terceiro período, foi-nos proposto um trabalho prático de investigação relacionado com os direitos humanos. Dentro dos temas propostos, decidimos abordar o tema “Economia e Justiça Social” pois foi aquele que nos despertou mais curiosidade.
Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente, o conceito de direitos humanos também tem presente a ideia de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei. Estes caracterizam-se por serem:
* Universais, pelo facto de todas as pessoas usufruírem deles, independentemente do seu género, raça, etnia, nacionalidade, religião ou qualquer outra característica; * Inalienáveis, uma vez que estes direitos são não podem ser cedidos nem retirados por ninguém. * Indivisíveis, devido ao facto de os direitos não serem hierarquizáveis, nem ser possível prescindir de uns para promover outros, uma vez que todos são igualmente importantes para o padrão de vida digno das sociedades; * Interdependentes, devido a todos os direitos estarem relacionados, ou seja, a ausência ou violação de um pode implicar o não cumprimento de outros.
Os direitos humanos dividem-se em três gerações:
1ª Geração: é a geração mais antiga e está ligada aos direitos civis e políticos, como a liberdade de expressão, o direito a um julgamento justo, liberdade