Justiça conforme platão e aristoteles
Sobre Atenção Psicológica, concorda-se com Furigo (2006), que a descreve como uma das instâncias mobilizadoras próprias ao Plantão Psicológico, compreendendo-a como a formação de uma aliança, um vínculo, um ir junto, acompanhar o percurso do paciente. Assim, refere-se a um Serviço Psicológico de intervenção rápida em situações de crise, sendo importante o entendimento pormenorizado em relação ao conceito de crise e demanda emergencial de urgência. Acerca da crise, entende-se como:
Alto nível de ansiedade, de dificuldade para pensar, objetivar e discriminar problemas, alterações na auto-estima, distúrbios nas relações com ou outros, déficits na produtividade pessoal, falta de um projeto positivo de futuro, se conjugam e se potencializam, criando uma escalada de efeitos negativos. Tem um tempo certo de duração(Fiorini, 1983, p. 125).
Já em relação à demanda emergencial de urgência, referendou-se em Cury (1999, citada por Furigo, 2006, p.86) que a descreve como: acontecimentos psíquicos que ocorrem ao usuário, que não se encaixam na definição de crise acima, mas que, dada a subjetividade da pessoa, para ele, determinado confronto torna-se uma crise, passando a ter quase que a mesma gravidade de uma Crise. ponto importante é que o Plantão surgiu para atender à grande demanda de sofrimento advinda da atual situação