Justificativa para uma monografia
O texto da justificativa deve se constituir a partir de três grandes eixos: pessoal, teórico e político. O acadêmico deve falar sobre seu envolvimento com o tema, falar sobre os motivos do interesse pelo assunto, e as experiências anteriores na área, falando de si, mas sempre no impessoal. É importante ainda, na justificativa, informar quais as contribuições teóricas que a pesquisa trará.
Algumas perguntas norteadoras deverão ser feitas antes da construção da justificativa: este assunto já foi muito abordado? O que já se sabe? O que ainda precisa ser investigado neste tema? A pesquisa irá contribuir na discussão de divergências teóricas? De maneira geral, qual a contribuição trazida pela pesquisa? Além destes dois pontos principais, na perspectiva política, é necessário falar sobre as contribuições que o trabalho trará para a comunidade, mostrando como a população será beneficiada com os resultados do trabalho acadêmico.
Uma justifica de qualquer projeto deve estar bem fundamentada pessoal, teórica e politicamente, agregando valor e dando peso ao trabalho, fazendo com que este seja visto como útil e necessário, que deve ser o objetivo de todo trabalho acadêmico.
Pense na hipótese central do seu trabalho, quais questões ele levanta e qual problemática ele envolve;
Pense na relevância, na importância desde assunto para a sociedade ou para uma parte dela;
Redija um texto curto — cerca de 2 ou 3 parágrafos — que explique o que o seu trabalho procura questionar e responder e no que isso afeta a sociedade, seja ela acadêmica, comunidade em geral ou algum outro setor;
Procure não dizer na justificativa da monografia o resultado da sua