Resenha Educação no Campo
A partir da leitura do conteúdo desta Unidade, o/a tutor/a presencial provocará um debate sobre os principais conceitos: gestão, democracia, e participação, destacando como eles se firmam na gestão educacional. Posteriormente, os/as alunos/as deverão fazer uma resenha crítica de todo o conteúdo dessa unidade e postar no Modle, cujos critérios para avaliação deverão ser: 1 – atendeu as especificidades do texto; 2 – profundidade nas reflexões feitas.
A Gestão da Educação nas Escolas do Campo. Unidade 3
Este trabalho tem como objetivo fundamental desenvolver uma proposta de educação no campo do ponto de vista de sua gestão administrativa e pedagógica e conceitos sobre: gestão, democracia e participação. Para que o objetivo seja atingido, necessário se faz um estudo a respeito de alguns aspectos relevantes da gestão educacional como: conhecer os tipos de gestão; a diferença entre os termos gestão, administração e descentralização; observar o que significa gestão participativa e democrática; e, por fim, verificar como é gerido o processo educativo nas escolas do campo.
O termo gestão tem sido utilizado de forma equivocada, para substituir ao que antes se denominava administração. A substituição do termo administração educacional visou estabelecer nas instituições de ensino uma orientação transformadora a partir da dinamização da rede de relações que ocorrem, dialeticamente, no seu contexto interno e externo. Essa substituição foi resultado do movimento social, associado à democratização das organizações na década de 1980, na crise capitalista do “Estado de Bem-Estar Social”.
Para Casassus, 2001, na concepção administrativa, fazendo parte da escola clássica com a perspectiva funcionalista, destaca-se Frederic Taylor, com o desenvolvimento da ideia de gestão científica, considerando o trabalho como “racionalização operativa do labor dos trabalhadores por parte dos administradores e motivados por interesses econômicos”.
Já