RESENHA DE TEXTOS SOBRE A AMPLIAÇÃO DO CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO; O PEDAGOGO
O presente trabalho tem por objetivo analisar os textos jornalísticos da autora Marta Avancini Jornalista especializada em educação, direitos, infância e adolescência
Consultora de organismos internacionais e organizações sociais nas áreas de educação, ciências sociais e comunicação e instituições educacionais, sobre as novas Diretrizes Curriculares para o curso Licenciatura Plena em Pedagogia e a ampliação do campo de atuação deste profissional. A autora é formada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e tem se dedicado à pesquisa qualitativa na área da educação.
Os textos têm os seguintes títulos; “A Encruzilhada”, que fala sobre as novas possibilidades para o trabalho de pedagogo e as dificuldades encontradas por estes profissionais com a retirada de sua zona de conforto e a necessidade de uma luta por reconhecimentos. O segundo texto “Uma profissão em Movimento” e o terceiro “Fora da Escola” vem reforçando a mesma idéia e ainda complementa apontando a gestão democrática e a sua formação para trabalhar em equipe como sendo um aspecto mais que positivo do profissional pedagogo.
Segundo a autora durante décadas ainda quando existia o curso que formava para magistério, o curso de pedagogia formava para os cargos de diretores, administradores, orientadores, supervisores. Com a extinção do curso que formava os docentes, o curso de pedagogia começa a formar também para o magistério, para a área administrativa além de alguma especialização dentro da área educacional escolar, como por exemplo, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos ou Educação Infantil.
Porém em 2006 com as Novas Diretrizes Curriculares o curso de pedagogia torna-se ainda mais generalista com a proposta preparar o profissional da educação pesquisador podendo ele atuar não apenas em âmbito escolar como também em presídios, hospitais, ONGS, empresas.
Este enfoque do novo