Justificativa de projeto de literatura a literatura e a música
Professora Vânia Franco
IFES - Campus Itapina - ES
APRESENTAÇÃO
A literatura abre um leque de possibilidades para o seu estudo, não só as relações humanísticas que podem ser elencadas, como o aspecto social e histórico que uma obra literária pode conter. Segundo (Vigotski, 2003:228) a literatura é uma recriação da realidade, ela apresenta um produto sumamente complexo, elaborado pelos elementos da realidade, ao qual aporta um conjunto de elementos totalmente alheios.
A literatura promove diversas relações, inclusive com a história social, mas nunca a reproduz fielmente. Se pensarmos a literatura segundo (Kristeva, 1974) em que todo o texto se constrói como mosaico de citações, todo o texto é absorção e transformação de um outro texto, avaliamos que a literatura aporta à vários olhares, atentos à história, a sociedade e ainda ao fantástico que é a criação, ou seja, ao campo da ficção. Por isso, embora em certas histórias literárias a história em sua plenitude seja modificada é possível relacionar a história à ficção, mesmo que muitas vezes imbricadas, seja quase impossível pela verossimilhança que o autor constrói o texto, perceber a diferença entre uma e outra.
Ao pensar o ato da criação, a liberdade que o autor constrói o texto é possível relacionar o ato de interpretar o texto lido. O leitor também tem a liberdade de interpretar de acordo com a sua vivência. A obra literária e a grandeza do texto se constroem nas plurisignificações que ele pode assumir levando em consideração a escrita do autor e as diferentes interpretações do leitor. Ainda nesse emaranhado de possibilidades, a literatura transforma o leitor que a vivencia, talvez como forma de resolver os seus próprios conflitos. Uma mesma obra permite ao longo dos anos diversas leituras, provavelmente, em diferentes fases da vida de uma pessoa ou na promoção da leitura. A literatura tem múltiplas facetas: o ato de escrever, o ato de