Just in time
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Logística () – Prática do Módulo I
27/06/11
RESUMO
Este trabalho visa demonstrar os cuidados e procedimentos que as empresas adotam para proporcionar um bom desempenho no âmbito geral, otimizando seus recursos, evitando a ineficiência de seus procedimentos e desperdícios, que originam áreas improdutivas. Para tais fatos ocorrerem, o Just-in-Time auxilia e orienta as organizações nesse sentido, transmitindo a idéia de que recursos financeiros, equipamentos, matéria-prima e mão-de-obra só devem ser adquiridos em quantidade e qualidade necessária, no tempo certo para suprir as reais necessidades, de acordo com a previsão de demanda da empresa.
Palavras-chave: Qualidade. Just-in-Time. Competitividade.
1 INTRODUÇÃO
As empresas estão vivendo um período de profundas transformações em seus ambientes econômicos e tecnológicos. Em termos econômicos, estão inseridas em um processo de globalização e unificação de mercados em um contexto de concorrências acirradas e batalha por preços competitivos, associados à demanda por produtos e serviços.
O Cada vez mais, o valor é percebido pelos clientes, bem como atendimento de suas necessidades e de qualidade total assegurada. Todos esses fatores levaram as empresas a um ambiente no qual a mudança é permanente onde o sistema Just-in-Time esta inserido e exigindo flexibilidade e adaptação as exigências do mercado.
2 O SURGIMENTO DO JUST IN TIME
Há cerca de 200 (duzentos) anos atrás, o artesão era o personagem principal da manufatura de produtos, pois o processo todo estava sobre seu inteiro domínio. Seu local de trabalho era sua própria casa, seu produto consumia mais ou menos 20 (vinte) horas para ficar acabado, nele utilizava-se toda sua criatividade, o que resultava um trabalho de alta qualidade. Em seu rosto se notava o orgulho pelo seu trabalho, podendo observar em