Resumo
A ORIGEM DA ESTATÍSTICA
A ORIGEM DA ESTATÍSTICA
A palavra Estatística surgiu segundo estudiosos pela primeira vez, no séc. XVIII. Alguns autores atribuem esta origem ao alemão Gottfried Achemmel (1719-1772), que teria utilizado pela primeira vez o termo Statistik, do grego Statizein. Outros autores acreditam ter origem da palavra estado, do latim status, pelo aproveitamento que dela tiravam os Políticos e o Estado.
Existem indícios de que 3.000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4° livro do Velho Testamento faz referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Habitualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano.
A palavra "CENSO" é derivada da palavra "CENSERE", que em Latim significa "TAXAR".
Em 1085, Guilherme “O Conquistador”, solicitou um levantamento estatístico da Inglaterra, que deveria conter informações sobre o uso de terras, proprietários, empregados e animais. Os resultados deste Censo foram publicados em 1086 no livro titulado "Domesday Book" e serviram de base para o cálculo de impostos existentes.
Contudo, mesmo que a prática de coletar dados sobre colheitas, composição da população humana ou de animais, impostos, etc., fosse conhecida pelos egípcios, hebreus, caldeus e gregos, e se atribuam a Aristóteles cento e oitenta descrições de Estados, apenas no século XVII a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos Bens do Estado.
O QUE É ESTATÍSTICA
Estatística é a ciência que recolhe e trata as informações, buscando explicar a freqüência das ocorrências, dos eventos ou possibilitando a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. Possibilita também a conclusão sobre as características das