just-in-time
A Ciência da Informação estuda os diversos aspectos da informação, envolvendo produção, organização, recuperação e distribuição. Dentro de uma empresa, a metodologia Just-in-time busca o atendimento das necessidades dos clientes, garantindo qualidade e trabalhando com o mínimo possível de estoque. Assim, uma análise da importância da informação neste ambiente é apresentada, mostrando que o foco e a base de todos os conceitos e ferramentas do JIT é a informação principal para o conhecimento estratégico efetivo; O objetivo da junção de ambos é avaliar a importância da informação dentro de uma organização que utiliza a metodologia JIT e o sistema Kanban de Produção, bem como a geração de conhecimento dentro das organizações e o modo como isto influencia suas relações internas e externas, trazidos para termos um mesmo resultado mas com formulas opcionais que dão principais características para novos meios de estabilizar a empresa.
As principais características da informação estratégica do método e do sistema são:
Qualitativa: refere-se a informações consolidadas a partir de dados que em sua maioria são não-numéricos;
Quantitativa: refere-se a informações consolidadas a partir de dados que em sua maioria são numéricos.
Mista: refere-se a informações consolidadas a partir de dados numéricos e não-numéricos, sendo que não se é possível estabelecer a predominância de um sobre o outro em sua formação.
Sistema Kanban
Apesar de não ser um sistema genérico japonês é um sistema da Toyota Motor Company. A abordagem kanban (significa cartão na palavra japonesa) requer um sistema de controle que seja simples e auto-regulador e proporcione boa visibilidade de administração. Existem dois tipos de cartões kanban: o kanban de movimentação e o kanban de produção. Quando tanto um cliente como vendedor estão utilizando os sistemas kanban, o kanban de movimentação