Just in time
4
4
A
Just-in-time
P
Conceito
odemos dizer que estamos usando a técnica ou sistema just-in-time ou, abreviadamente, JIT, quando produzimos algo sem desperdício de matéria-prima; quando solicitamos e utilizamos somente itens necessários à produção na quantidade e no momento exatos em que são necessários para consumo num determinado período; quando fabricamos nas quantidades exatas, solicitadas pelos clientes; quando evitamos desperdício de tempo parado do operador e da máquina, sendo que esse desperdício compreende tempo exagerado para preparação e troca de ferramentas de máquinas, grande movimentação de material, produção de peças defeituosas que necessitem retrabalho e manutenção de grandes estoques de produtos acabados. A técnica just-in-time, cuja tradução do inglês significa, aproximadamente, “bem-a-tempo”, consiste em se produzir somente o que é necessário e necessário. somente quando for necessário Deve-se produzir aquilo que se vende, na quantidade pedida e no momento e na qualidade indicadas pelos clientes. Resumidamente: Produção = vendas: produzir só o que se vai vender. Estoque = prejuízo: não guardar produtos (estoque).
A técnica JIT procura eliminar todas as fontes de desperdício em atividades produtoras, colocando o componente certo no lugar certo e na hora certa.
O JIT foi desenvolvido no Japão, na fábrica Toyota Motor Company, pelo sr. Taiichi Ohno. Sua aplicação passou a ser popularizada nos anos 70. Tem como base a idéia de eliminar totalmente o desperdício, que é tudo aquilo que não acrescenta valor ao produto, ou seja, tudo o que não seja produção é considerado perda, porque só eleva o custo do produto. Imagine um pequeno fabricante de arruelas de diversos tamanhos que produz e adquire matéria-prima em quantidades muito além das necessidades de produção e vendas. As pessoas acham que ao possuir grande quantidade de materiais em estoque, tanto de produto acabado como de semi-acabado, estão obtendo vantagens