Just in time x manufatura enxuta
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
EI 4: PRODUÇÃO JUST IN TIME X RELAÇÃO COM MANUFATURA ENXUTA
DISCENTE:
DATA 28/08/12
Just in Time significa “Apenas a tempo” ou “No tempo justo”. Fazendo jus ao nome, o sistema menciona que nada deve ser produzido ou comprado antes da hora exata. O fato é que o funcionamento do sistema dá-se somente quando necessário, quando o produto é vendido, chega ao local e só assim serão fabricados e entregues.
O Just in Time surgiu no Japão, à ideia surgida nos anos de 1950 foi então principal pilar da empresa Toyota Motor Company, a qual, manteve a produção de veículos no Japão por encomenda, onde tinha a flexibilidade de fabricação de pequena os lotes de veículos com a qualidade necessária para atingir uma posição bastante competitiva com fabricantes norte-americanas. Este método é conhecido como KANBAN, nome dado aos “cartões” que autorizam a produção e movimentação de materiais durante o processo produtivo.
Com vantagens explícitas, o sistema Just in Time traz os Custos; Qualidade e Flexibilidade.
• Custos: Além da redução de custos, o sistema ainda promove a redução de desperdícios da mesma forma como funciona a Manufatura Enxuta. Tendo ambas como foco principal evitar desperdícios pode-se relacionar diretamente o Justin Time com os Sete tipos de desperdícios da Manufatura Enxuta: Perda por Superprodução; Perda por tempo de espera; Perda por transporte; Perda por Processamento; Perda por estoque; Perda por movimentação nas operações; Perda por produtos defeituosos ou retrabalho.
• Qualidade: O Just in Time evita que ocorram defeitos ao longo da produção. Eles preparam os colaboradores em todas as tarefas e como a produção é pequena, se por acaso acontecer de todo um lote ser produzido com defeitos os produtos afetados serão reduzidos.
• Flexibilidade: Os trabalhadores também devem ser flexíveis, pois, os modelos e os produtos sofrem alterações