PROINTER III
Neste estudo, veremos uma das ferramentas mais eficazes com que a logística pode contar nos dias de hoje. O Just in Time tem por objetivo produzir bens e/ou serviços com qualidade e exatamente no tempo em que é necessário.
Essa nova ferramenta, surgida em meados da década de 70, no Japão, veio trazer a possibilidade de produzir uma demanda específica em tempo e custo mínimos. O Just In Time não é apenas mais uma ferramenta é considerado uma verdadeira “filosofia” na qual englobam diversos aspectos da produção até a entrega ao cliente.
Esse processo elimina a necessidade de estoques e reduz os desperdícios, produzindo de maneira contínua e trazendo assim melhorias ao processo em geral. Veremos, ao decorrer deste trabalho, detalhes de como e onde surgiu o Just In Time, seus objetivos e contribuição para a logística, vantagens e limitações de seu uso.
2. Justificativa (JEAN)
O sistema Just In Time tem sido muito comentado atualmente, mas nem sempre entendido. A escolha deste tema foi feita com base na determinação de explicar de forma clara e simples, como essa ferramenta funciona e pode ser aplicada no dia a dia organizacional.
Além disso, o Just In Time e a logística estão diretamente ligados quando o assunto é melhoria no processo produtivo. O Just In Time veio trazer a logística mais eficácia na utilização de recursos, equipamentos e mão-de-obra, transformando as diferentes etapas do processo em um ciclo contínuo e interligado.
É muito importante que os gestores logísticos conheçam as ferramentas que podem auxiliá-los na aplicação de melhorias nas organizações. Nesta pesquisa, aponta-se a importância do Just In Time, fornecendo ao leitor dados sobre o sistema que foi criado por métodos japoneses, mas se expandiu para outros países e vem sendo útil na solução de problemas de vários ramos de atividade por todo o mundo.
3. Definição do Problema (LAURA OU ISABELE)
AINDA ESTAMOS RESOLVENDO O PROBLEMA A SER DISCUTIDO
4.