Juros
Abordaremos neste trabalho os conceitos de juros e dinheiro no valor do tempo, como forma de aprendizagem cientifica sobre a administração financeira. Nos capítulos seguintes discutiremos sobre “Como um empresário pode avaliar se o seu negócio é rentável, em relação ao mercado de ações e aos concorrentes?”.
O gestor financeiro está sempre diante de uma situação onde se depara com a necessidade de obter financeiros ou utilização de recursos próprios, esta decisão de aplicar o ativo da empresa está entre as decisões mais importantes no meio empresarial.
Outro meio de capitação de recurso utilizado é a emissão de ações no mercado financeiro, onde ele coloca no mercado cotas do seu lucro em troca de dinheiro para o investimento interno.
Segundo Brealey (2002) uma das responsabilidades do gestor financeiro é captar dinheiro para pagar seus investimentos de bens reais. Essa é a decisão financeira. Quando uma empresa precisa de financiamento, ele convida os investidores para colocarem dinheiro em troca de uma cota de lucro, ou lhe promete uma série de pagamentos fixos.
É de fundamental importância compreender as funções do mercado financeiro a fim de obter resultados satisfatórios.
A primeira parte do desenvolvimento teórico visa apresentar os fundamentos das taxas de juros e suas estruturas, assim como suas aplicações na administração financeira.
Segundo Gitman (2004), a taxa de juros ou retorno exigido representa o custo do dinheiro. É a compensação que um demanda seu fornecedor. Quando ocorre empréstimo de fundos, o custo de sua capitação é a taxa de juros. Quando os fundos são obtidos por meio de venda de um direito de propriedade – tal como na venda de ações, o custo para o emitente (demandante) é chamado de retorno exigido, que reflete o nível de retorno esperado pelo fornecedor de fundos. Nos dois casos o fornecedor é compensado pelo fornecimento dos recursos. Ignorando o fator de risco, o custo dos fundos decorre de taxa real de