Juramento e compromisso
Federada ao GOB - jurisdicionada ao GOEB – Fundada em
18/07/2005. Rito Brasileiro – Reuniões: Quartas-feiras, às 20:00 horas. Rua do Maçom, 07- Pitangueiras – 42.700-000 –
Lauro de Freitas-Ba.
Á GLOR.´. DO SUPR.´. ARQ.´. DO UNIV.´. Á AUG.´. E RESP.´. LOJ.´. SIMB.´. Acácia Litorânea nº 3683 S.´. S.´. S.´.
16º TRABALHO:
JURAMENTO E COMPROMISSO MAÇÔNICO;
O Maçom é o homem que aspira a perfeição; é aquele cujo Guia é a ciência e cujo código é á atração Universal; O Amor.
Esclarecido pela ciência, arrumado pelo amor, apreciando as coisas pelo seu justo valor. O verdadeiro Maçom não se deixa seduzir pelas aparências, nem arrastar, pelas paixões: Quer Justiça e Ordem.
Indulgente a respeito de todos os homens, o Maçom sabe ser superior aos acontecimentos; Os espinhos da vida não o desanimam, nem a prosperidade o exalta ou cega.
Banindo o Orgulho imprudente e a falsa modéstia, passa a vida no trabalho. Ligado pelos princípios da fraternidade, guarda cauteloso o segredo do Amigo, porque O traindo trairia a sua própria consciência.
Ao sermos Iniciados, no momento de bebermos na Taça Sagrada, prestamos o seguinte Juramento; -- Juro Guardar o silêncio mais profundo, sobre todas as provas a que me for exposto a minha coragem. (pag;215 do Ritual de Apr.´.) Mais a frente o Ir.´. Orador lê a honrosa Obrigação de sete pontos dos Obreiros da Arte Real.
-- Comprometo-me a nunca revelar o que vi, ouvir e me for comunicado como segredo da Instituição, senão a um bom e legitimo Irmão ou dentro de uma loja Justa, Perfeita e Regular de Maçons. (pag;225 do Ritual de Apr.´.)
Está bem claro que iniciados os trabalhos, nenhum Irmão pode se retirar do Templo sem a devida permissão do Venerável.
Autorizado o Irmão acompanhará o Mestr.´. de Cer.´. e entre