Junções celulares
Junções celulares são interconexões com outras células ou com a matriz celular, podendo ser assim, junções intercelulares (célula-célula) ou junções célula-matriz.
Os variados tipos de junções funcionam não somente como locais de ligação, mas também como estruturas vedantes, impedindo que haja vazamento de materiais pelo espaço intercelular, além de proporcionar canais para a comunicação entre células contíguas.
Funcionalmente falando, as junções intercelulares podem ser classificadas em três tipos:
- junções de comunicação, junções apertadas ou gap
- junções impermeáveis ou zônulas de oclusão
- junções de adesão, junções aderentes ou zônula de adesão. Hemidesmossomos e demossomos também são estruturas de adesão.
1.1. Junções de comunicação – gap
Conhecida também por nexos, junção em hiato ou gap junction, são partículas cilíndricas que fazem com que as células entrem em contato umas com as outras, para que funcionem de modo coordenado e harmônico. Esses canais permitem os movimentos de moléculas e íons diretamente do citosol de uma célula para a outra. As membranas plasmáticas de células adjacentes apresentam grupos de proteínas específicas, que se dispõem formando canais que atravessam as camadas de lipídios das membranas. Esses grupos de proteína tocam-se no espaço intercelular, estabelecendo canais de comunicação entre as células.
1.2. Junções impermeáveis ou zônula de oclusão
A zônula de oclusão tem a função de vedar a passagem de substâncias entre as células epiteliais, delimitando compartimentos apicais, baso-laterais e intercelulares. Há junção entre as camadas mais externas da membrana plasmática de células adjacentes, estabelecendo uma barreira à entrada de macromoléculas no espaço entre células vizinhas. Dessa forma, as macromoléculas só podem penetrar passando pelo interior das células, o que possibilita o controle do que entra nas diferentes estruturas revestidas por epitélio.
A zônula de