Junk food
("comida lixo", numa tradução literal do inglês)
"alimentos com alto teor calórico, mas com níveis reduzidos de nutrientes"
Definição
A junk food contém frequentemente altos níveis de gordura saturada, sal ou açúcar e numerosos aditivos alimentares tais como glutamato monossódico e tartrazina; ao mesmo tempo, é carente de proteínas, vitaminas e fibras dietéticas, entre outros atributos saudáveis. Popularizou-se entre os fabricantes porque é relativamente barata de produzir, possui prazo de validade prolongado e pode nem mesmo precisar de refrigeração (caso dos salgadinhos industrializados). Tem tornado-se popular em todo mundo porque é fácil de encontrar (supermercados, lojas de conveniência etc), requer um mínimo ou nenhum preparo antes do consumo, e pode exibir uma vasta gama de sabores. Mundialmente, o consumo de junk food tem sido associado à obesidade, doenças coronarianas, diabetes tipo 2, hipertensão e cáries. Há também preocupações quanto ao marketing direcionado para crianças.
foram banidos dos horários de exibição de programas infantis.[6] A proibição incluiu o marketing usando celebridades, personagens de desenho animado e afirmações quanto à saúde e nutrição.
Batata Frita
O termo batatas fritas refere-se ao produto da preparação culinária de batatas cortadas previamente em tiras, palitos finíssimos (batata palha), rodelas ou folhas e, posteriormente, fritas em óleo vegetal.
História
Ainda se questiona a verdadeira origem da batata frita. A discussão principal está entre Bélgica, França e Espanha.
Mas alguns sites de pesquisas mencionam que ela foi inventada pelo médico francês Antonie Augustin (1772). Ele estudou as plantas com amido, especialmente as batatas. Anos depois, com o apoio do rei Luís XVI, criou uma campanha para a cultura da raiz. As batatas fritas foram usadas pela 1ª vez num jantar de gala, em homenagem a Benjamim Franklin.