Junior Ramos
ESTADO, CAPITALISMO E QUESTÃO SOCIAL.
DOMINAÇÃO CARISMÁTICA
FRANCISCO RAMOS CORREIA JUNIOR
MARANGUAPE/2014
DOMINAÇÃO CARISMÁTICA
Dominação Carismática é aquela devida ao apreço puramente dito, à admiração pessoal ao dominador e a seu carisma, ou seja, suas qualidades, seus poderes. Os tipos mais puros são com o dominador na posição de profeta, herói guerreiro ou demagogo. É importante distinguir que a origem do poder é intrínseca às qualidades do líder, seus apóstolos não o obedecem por sua posição ou cargo, ou mesmo pela tradição, mas pura e simplesmente por suas qualidades, tendo esse carisma desaparecido assim desaparece também sua dominação.
Um dos exemplos de dominação de carisma é a figura do grande Nelson Mandela, um líder carismático, reconhecido pela historia contemporânea. O mesmo formou-se como um advogado, um líder da rebelião contra o regime jurídico de Apartheid referente a uma política racial implantada na África do Sul e Presidente eleito da África do Sul, que lutou contra segregação racial juridicamente, politicamente e provocado à desobediência civil, o que o levou à prisão por um ininterrupto de 27 anos. No dia 10 de dezembro celebra-se o dia Internacional dos Direitos Humanos, que normalmente coincide com a atribuição do Prémio Nobel da Paz. Completa-se agora, vinte anos que este galardão foi concedido a Nelson Mandela (1993-2013), recentemente falecido.
Hoje conhecido mundialmente tornou-se referencia entre os lideres sociais deixando vivo uma politica, uma ideia defendida por muitos, e favorecida como direito aos indivíduos, foi à base da consolidação dos Direitos Humanos. Para finalizar, abordo uma das falas de Nelson Mandela para reflexão de todos; “(...) Durante a minha vida, dediquei-me a essa luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca, lutei contra a dominação negra. Acalentei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em