Jung
(1875-1961) Suíça
BREVE BIOGRAFIA
Nasceu na Suíça, em 1875; Seu pai era pastor protestante ortodoxo e sua mãe tinha duas personalidades;
Foi bolsista no curso de Medicina;
Optou por Psiquiatria, por reunir seus interesses pela filosofia, pelas ciências naturais e médicas; Casou-se, em 1903, com Emma Rauschenbach, nascida em 1882, com quem teve cinco filhos;
Em 1905 iniciou cursos de crescente repercussão na Universidade de Zurique;
BREVE BIOGRAFIA
Em 1907 entrou em contato pessoal com Freud; Em 27/02/1907 visitou Freud em Viena e conversou com ele por treze horas a fio; De 1907 a 1912 trabalhou em estreita colaboração com Freud; Em 1910 tornou-se o primeiro presidente da recémfundada Associação Psicanalítica Internacional; Em 1912, o livro “Metamorfoses e símbolos da libido” marcou divergências doutrinárias profundas que o separaram de Freud; Apesar dos boatos nunca foi simpatizante do nazismo.
Experiência com Associação de Palavras
Aos 25 anos, Jung ocupou o posto de segundo assistente no Hospital Psiquiátrico da Basiléia, sob a direção do grande Eugen Bleuler, onde fez as primeiras experiências utilizando a técnica da Associação de Palavras.
Carl G. Jung
Eugen Bleuler
Experiência com Associação de Palavras
PALAVRA INDUTORA
PALAVRA INDUZIDA
TEMPO DE REAÇÃO ENTRE UMA PALAVRA E OUTRA.
Agrupamentos de conteúdos psíquicos carregados de afetividade, compostos de um núcleo possuidor de intensa
carga afetiva.
São estabelecidas associações com elementos afins, cuja coesão em torno
do núcleo é mantida pelo afeto comum aos seus elementos.
O complexo interfere na vida consciente através de: lapsos, gafes, perturbações de memória, situações contraditórias, sonhos e sintomas neuróticos.
Os complexos indicam a existência de algo conflituoso e não assimilado, talvez um obstáculo, mas também um estímulo para maiores esforços. Só se tornam patológicos quando sugam para si