Jung
Um dos primeiros pontos que Jung discordou de Freud foi quanto a natureza da libido, Jung não concordava que a libido era basicamente uma energia sexual, mas sim uma energia de vida ampla e indiferenciada
Jung utilizou o termo libido de duas maneiras: primeiro como uma energia de vida difusa e geral, e depois, baseando-se numa perspectiva semelhante a de Freud, como uma energia psíquica mais restrita que alimenta o trabalho da personalidade que ele chamou de psique. É por meio da enérgica psíquica que as atividades psicológicas são executadas.
Libido- p Young uma forma mais ampla e generalizada de energia psíquica
Psique- termo utilizado por Jung para definir a personalidade.
Jung utilizou ideias da física para explicar o funcionamento da energia psíquica e propôs três princípios básicos: opostos, equivalência e entropia
Opostos- conceito de Jung de que o conflito entre tendências ou processos opostos é necessário para a geração de energia psíquica.
Principio da equivalência – redistribuição continua da energia dentro de uma personalidade. Se a energia gasta em certas condições ou atividades enfraquece ou desaparece, ela é transferida para outro lugar na personalidade.
Principio da entropia- uma tendência ao equilíbrio dentro da personalidade. O ideal é uma distribuição igual da energia psíquica por todas as estruturas da personalidade.
Na visão de Jung, a personalidade total, ou psique,, é composta por vários sistemas que podem influenciar uns aos outros:
-ego: centro da consciência, parte da psique preocupada com a percepção, o raciocínio, sensações e lembranças. Responsável pela execução das atividades normais da vida. É o aspecto consciente da personalidade.
Extroversão- uma atitude da psique caracterizada por uma orientação para o mundo exterior e outras pessoas
Introversão- uma atitude da psique caracterizada por uma orientação para as ideias e sensações da própria pessoa
Young postulou quatro funções da psique: sensação, intuição, pensamentos e