Julio mesquita
A) Como o contexto histórico/sócio-cultural/econômico/político influenciou a trajetória do(s) empresário(s) estudado(s)?
O contexto histórico do surgimento do jornal foi o declínio do Império e o surgimento da República. E na Convenção de Itua decidiu-se que era hora de lançar um jornal, para isso precisavam definir um projeto a ser defendido e dinheiro para bancar as despesas. Não se falava abertamente sobre Republica, mas o jornal adotava ao programa republicano de eleições diretas, independência da magistratura, plena liberdade dos cultos com perfeita igualdade de todos ate a sociedade temporal e política, a separação da Igreja e do Estado, a instituiçã do casamento civil, autonomia para as Províncias escolherem seus próprios presidentes. A entrada de Julio César Ferreira de Mesquita no jornal é marcado pela volta da empesa a gerar lucras, quando Francisco Rangel Pestana assume a parte de todos os outros acionistas, e torna-se por algum tempo único proprietário do jornal depois da perda de parte do seu capital com a falência de Mauá & Cia.
B) Quais os traços de personalidade mais marcantes do(s) empresário(s) estudado(s)? Como esses traços influenciaram sua trajetória pessoal e empresarial? Até que ponto eles foram determinantes para o sucesso do seu empreendimento? Como esses traços interferiram na escolha do ramo de negócio, assim como no tipo de empresa, no modelo de gestão, na estratégia de crescimento e no modelo de sucessão adotados?
O empresário analisado tem traços de ser humilde, democrático, republicano, polêmico, boêmio, generoso, otimista e bem humorado. E influênciam diretamente na forma como administra o jornal e contorna crises, assim como muda o contexto do seu relacionamento com amigos e ex-colegas de faculdade. O otimismo era importante para acreditar no que estava fazendo e seguir em frente sem desistir, mas a polêmica, ser republicano, democrático são fundamentais para sua inserção no