Matemática financeira
Valor do dinheiro no tempo
Moeda
Antes de detalharmos a Matemática Financeira, vejamos algumas definições sobre o que são moeda e capital. Moeda é o meio que facilita a troca de bens e serviços, possuindo basicamente três funções: meio de troca, unidade de valor e acúmulo de riquezas. A moeda é essencial como um meio de troca, por ser melhor que o escambo. Entretanto, veremos ao longo desta obra que, apesar de importante, é insuficiente para algumas operações financeiras.
Capital é o dinheiro acumulado que está investido ou disponível para ser investido. Existem outras possíveis denotações para capital, mas vislumbrar capital como recursos disponíveis para uma aplicação é a que mais se aplica nesta obra.
Gastar X investir
Indivíduos e empresas têm de saber como lidar com o seu dinheiro. Ele pode ser gasto imediatamente ou economizado. É claro que é possível fazer as duas coisas, ou seja, gastar parte do dinheiro e economizar outra parte.
Decidir por economizar é o mesmo que adiar o consumo para realizar um investimento. Aquele que possui o dinheiro decide entre consumo e investimento com o intuito de maximizar a sua utilidade (nível de satisfação). O presente é certo, enquanto o futuro é incerto. Assim, quando se decide pelo investimento, espera-se uma remuneração que pague pelo adiamento do consumo e também pela incerteza do próprio investimento. O resultado de um investimento é quase sempre incerto; assim, para que uma pessoa (ou empresa) decida pelo investimento, ele deve gerar uma remuneração que seja atrativa, apesar da incerteza no valor a receber no futuro. Caso contrário, não haverá interesse em poupar.
Esse material é parte integrante do Curso de Atualização do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.iesde.com.br
Matemática Financeira
Remuneração pelo investimento
A remuneração pelo investimento é chamada de juro. É uma quantidade dependente do tempo que o consumo está sendo adiado.