julgadores
Julgadores
Os julgadores
Julgam juízes e jurados; julgam os que acusam e os que defendem. Julgam os que opinam. Entretanto, todos trabalham antes com a realidade dos relatos do que com os fatos.
Os desafios de julgar
O examinar (do delegado de polícia, do advogado, do promotor, do juiz) compreende um confronto de linguagens e pensamentos entre o que pergunta e o responde.
Do primeiro exigem-se conhecimentos mínimos a respeito das técnicas de entrevistar. Existe um componente metodológico do qual depende a qualidade dos resultados desse confronto; esse aspecto burocrático e inevitável possui grande importância, porque dele derivam os conteúdos que comporão alicerce de qualquer interpretação.
O domínio dessa metodologia requer a compreensão profunda de dois conjuntos de conhecimentos completares e das técnicas de sua aplicação.
O primeiro deles consiste em dominar os procedimentos de entrevistas e o segundo, as estratégias para estabelecer sintonia emocional com o entrevistado. Um não prescinde do outro; sem o domínio dos procedimentos, prejudica-se a sintonia; se não há sintonia, os procedimentos não bastam para a obtenção de informações.
A sintonia emocional, que consiste em se atingir uma interação entre entrevistador e entrevistado por meio da qual o entrevistador consiga compreender a natureza das principais emoções que dominam o entrevistado. ex. compreender quando alguém está disposto a mentir faz parte dessa sintonia (desconhecer o fato distorceria as interpretações das respostas);
Entender que a emoção domina profundamente uma pessoa possibilita ao entrevistador identificar limites a estabelecer ou respeitar.
Quando existe sintonia emocional, o entrevistador:
-
Percebe e interpreta sinais do estado de tensão do indivíduo, de emoções que o dominam e efeitos que possam ocasionar em seu comportamento, no seu entendimento do quadro que cerca o conflito e na sua capacidade de elaborar as respostas;
-