PSICOLOGIA JULGADORES

1005 palavras 5 páginas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Curso: Direito / Período: 2° / Turma A / Turno: Noturno
Disciplina: Psicologia Jurídica Prof.: Ana Moser
Aluno: Paulo Henrique Volpato de Oliveira

Resumo/ideias principais do texto:

JULGADORES, VÍTIMAS E INSTITUIÇÕES DE EXCLUSÃO

Os Julgadores:

Julgam juízes e jurados; julgam o que acusam e os que defendem. Julgam os que opinam. Entretanto, todos trabalham antes com a realidade dos relatos do que com os fatos.
Julga se durante a perspectiva sócio cultural interpretada pelos indivíduos por meio de seus filtros sensoriais e cognitivos, impregnados de valores e conceitos, experiências, expectativas e do zeitgeist, espírito da época. Julga se por meio da comparação com referenciais inscritos no social e modulados pelos fenômenos mentais que dominam cada individuo. Assim o que julgam é também julgado.

O desafio de julgar:

O examinar ( do delegado de policia, do advogado, do promotor, do juiz ) compreende um confronto de linguagens e pensamentos entre oque pergunta e o que responde.

A influencia da emoção:

Reconhecer e controlar as próprias emoções é essencial. À semelhança daquele que assiste uma excepcional peça de teatro: ou se deixa tomar pela emoção, ou não aproveita o empenho dos atores; não há por que adquirir as dores dos personagens a ponto de necessitar atendimento por profissional de saúde ao final do espetáculo.
Deixar se dominar pela emoção significa comprometer percepção, atenção, pensamento e memória e abrir espaço para enganos de raciocínio ( falsas inferências, conclusões inadequadas ), falhas de percepção ( fixação em figura inadequada, eliminação de detalhes ), lapsos e outros fenômenos psíquicos. As emoções sujeitam o individuo a crenças inadequadas e fazem aflorar mecanismos de defesa que comprometem o desempenho no papel.

Efeitos do social:

Os valores sociais exercem inegável e poderosa influencia sobre as pessoas, levando-as, muitas vezes, a assumir posturas que não condizem com o melhor para

Relacionados