A importância da Filosofia e da educação
“... a filosofia, antes de mais nada, é uma atitude é uma tarefa de todos nós em busca de compreender e explicar a realidade...”
A relação que pude perceber, é que ambas nos proporcionam refletir em busca de melhorias, nos levando a perceber o mundo com outros olhos, e desta forma conseguimos trazer mudanças significativas no meio em que vivemos.
Ficando evidente que podemos transformar a nossa sociedade, mas tudo depende dos valores éticos e morais que são ensinados nas escolas e no nosso cotidiano.
“... a educação é o processo pelo qual cada um torna-se um ser humano faz-se a reflexão sobre o próprio ser humano para que se possa saber para onde orientar a educação...”. 2. Qual é a importante do estudo da filosofia da educação na formação de um educador?
Quando o educador tem o entendimento sobre a importância da filosofia, ele passa a ver com outros olhos a situação na qual está inserido, podendo refletir de modo rigoroso sobre os problemas que envolvem a educação, por exemplo, se um aluno vive em um ambiente onde todos em sua casa falam muito alto e são ignorantes uns com os outros, dificilmente o aluno terá uma conduta contrária a está, porque ele está sendo ensinado a agir assim, ele vai entender que este modo é o certo.
Então o educador precisa ter a visão geral do problema, possibilitando uma melhor compreensão da situação em que se encontra cada aluno, e em cima destes problemas o educador poderá criar didáticas funcionais que vão levar os alunos a uma reflexão sobre seu comportamento e etc.
3. O que significa a afirmação de que não apenas o educador deve filosofar, mas, também, o educando?
Quando o aluno entende que filosofar é “estar a caminho”, ele passa a compreender que pode mudar seu “universo”, da mesma forma contribuir para o desenvolvimento da sua sociedade, o educador que ensina seus alunos a filosofarem está idealizando uma enorme contribuição no quesito, de criar seres pensantes,