A importância da Filosofia para a Educação
A filosofia é a busca à sabedoria, ao conhecimento, uma investigação à história, aos valores éticos, políticos, pragmáticos, estéticos, etc. Ela estuda as questões da existência humana usando a razão, diferentemente da religião baseada na revelação divina e na fé. Se originou como ciência por volta do século Vll e Vl a.c, na Grécia Antiga que é chamada “O berço da Filosofia Ocidental”. Os pensadores pré-socráticos como Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes, na época lutaram para responder às questões da realidade utilizando a razão.
Ela foi e é tão importante para a educação que podemos citar a Revolução que houve no século XX em 1930 onde o mundo vivia na época, um momento de crescimento industrial e consequentemente um crescimento desordenado dos centros urbanos, com isso criou-se um movimento de um grupo de intelectuais que acreditavam que a educação era o elemento-chave para preparar o país para acompanhar o desenvolvimento e que viam num sistema estatal de ensino público, livre e aberto, o único meio efetivo de combate as desigualdades sociais da nação.
Inspirados em John Dewey e em políticas filosóficas, conseguiram criar um documento chamado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) que defendia a universalização da escola pública, laica e gratuita, suas ideias e práticas influenciaram uma nova geração de educadores.
Filosofar é refletir, analisar, examinar com detalhes, reconsiderar os dados disponíveis, retomar, voltar atrás sempre que for necessário para obter respostas. É ter suas próprias idéias.
Para muitos a filosofia é uma ciência com diversas definições, pois o objeto de estudos é muito abrangente, ela estuda tudo aquilo que rodeia o homem e que o preocupa. Sua definição não é algo acabado, evolui ao longo da história.
Mesmo que você não perceba, estaremos a todo o momento pensando em filosofia, seja nos filmes que assiste nos jornais e revistas que lê. As análises diretas e indiretas de