Religi o tradicional da china
1.Introdução
“Religião tradicional chinesa” é um termo usado para descrever uma complexa interação entre as diferentes religiões e tradições praticadas na China. Os adeptos da religião tradicional chinesa misturam credos e práticas de diferentes doutrinas.
As principais religiões são: Confucionismo, Taoísmo e Budismo.
2- Confucionismo
O confucionismo é uma doutrina criada pelo pensador chinês Confúcio no século VI ªC. . A principal idéia desta filosofia é a busca do Tao (caminho superior). Através deste caminho é possível ter uma vida equilibrada e boa. Através do Tao os seres humanos podem viver, mantendo o equilíbrio entre as vontades materiais (prazeres, bens, objetos, desejos) e as do céu. Os valores mais importantes no confucionismo são: disciplina, estudo, consciência política, trabalho e respeito aos valores morais.
3- Taoísmo
O taoísmo, , é uma religião surgiu na China no século II e originário de uma filosofia oriental, muito valorizada pelo confucionismo, conhecida como Tao. A origem do taoísmo é atribuída ao filósofo chinês Lao Tse, que viveu no século VI a.C.
Aspectos da filosofia taoísta:
- A sabedoria do Tao (caminho) é a única fonte do universo;
- A vida é regida por dois elementos (dualismo): yin (feminino) e yang (masculino). Estas duas forças se complementam e não podem existir uma sem a outra.
- As atitudes humanas devem estar sempre de acordo com a natureza;
- O ser humano deve buscar o equilíbrio do corpo e deste com a natureza;
- O ser humano deve buscar o desprendimento do mundo material, não devendo desejar nada. De acordo com o taoísmo, quando um desejo é satisfeito, outro aparece em seu lugar.
4- Budismo
O budismo é uma religião, , originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama entre 563 - 483 A.C. Buda criou o budismo por volta do século VI A.C. Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir