JUDÔ
OBJETIVO
Ao final da aula espera-se que o aluno se aproprie do conhecimento sobre Pontuação, Rolamento, Projeção e Imobilização do Judô.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Aprimorar e/ou desenvolver as principais habilidades motoras específicas encontradas no Judô, como: Rolar, Imobilizar e Projetar. Ampliar o conhecimento sobre o sistema de pontuação dessa luta esportiva.
FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS
14 anos ou mais.
MATERIAIS
Espaço físico amplo e livre (Pátio, Quadra ou Campo)
Colchão, colchonetes ou tatame.
TEMPO
20 minutos.
PARTE PRINCIPAL
Atividade I – Rolamento: ...
Atividade II – Quedas (Formação: Roda e Fila) : O professor cumprimentara a todos com a saudação inicial de joelho (ZAREI), e começara a aula ensinando três tipos de quedas do Judô, então o professor demonstrará primeiro queda a de costas, para posteriormente os alunos tentarem fazer também, o professor ficará orientando os alunos e ajudando caso necessite, logo após o professor demonstrará os outros dois tipos de quedas que são o de lado e de frente seguindo o mesmo exemplo da primeira queda os alunos deverão tentar fazer também. Para finalizar o professor passará para os alunos algum das filosofias de vida do Judô relacionado com a aula. Termina com a saudação final (em pé).
Atividade III – Projeção e Imobilização (Formação: Roda, em dupla com colchonete): O professor cumprimentara a todos com a saudação inicial em pé (RITSU REI). Explicará e demonstrará algumas técnicas de projeção no Judô, e durante a explicação os alunos praticarão livremente a aplicação do golpe no colega:
O Soto Gari: Gancho com a perna por fora.
Ouchi Gari: Gancho com a perna por dentro.
Feito isto o professor dá sequência com as seguintes técnicas de imobilização:
Hon Kesa Gatame: Imobilização segurando na altura do pescoço.
Tate Shiho Gatame: Abraçar a cabeça e manter-se sobre o oponente.
*Obs: Lembrar que há possibilidade de combinar os golpes durante os treinos e a luta.