Judô Origem e Evolução
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LUTAS - JUDÔ
JUDÔ
ORIGEM E EVOLUÇÃO
ARACAJU
2013
INTRODUÇÃO
A abordagem tradicional da Educação Física, tem como base fundamentos sociológicos, filosóficos, antropológicos, psicológicos e biológicos, entretanto a biologização tem sido enfática no processo de educação do homem, com os aspectos: forte, ágil, apto, empreendedor, sustentável perante a sociedade capitalista e competitiva. No entanto, recorre à filosofia para a formação do caráter do cidadão, valorizando a obediência, a hierarquia e o respeito às regras. Seguindo essa linha de idéias percebe-se que o objetivo é desenvolver a aptidão física e nessa perspectiva, o esporte é o mais utilizado, pois possibilita à realização de exercícios que exploram o corpo em busca do rendimento, assim, as modalidades esportivas são as mais populares e que ostentam um maior prestígio na sociedade, corroborando com a produção dos conteúdos curriculares, abordadas de forma técnica e tática.
Na perspectiva de reflexão sobre a cultura corporal, o procedimento e desenvolvimento curricular, no espaço da Educação Física, possuem características diferentes da idéia tradicional. Essa maneira de ver, busca desenvolver uma forma de questionar as diferentes formas de representações do mundo que o homem tem produzido no decorrer dos tempos, apresentadas pela expressão corporal que podem ser identificadas como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas.
Partindo para uma teoria marxista, como a perspectiva dialética dos conteúdos, entende-se que o conhecimento é construído por etapas, partindo do mais simples para o mais complexo, assim, observa-se os princípios curriculares, como: a importância e contemporaneidade do conteúdo; a adequação às possibilidades sócio cognoscitivas; a seleção e relação dos