Musica na Enfermagem
JOSÉ DAVISON DA SILVA JÚNIOR Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
resumo
davisonjr@gmail.com
Este artigo apresenta o hospital como campo de atuação do educador musical e a humanização hospitalar como principal objetivo. A investigação ocorreu em um hospital público, cujo objetivo foi utilizar a música como estratégia de humanização dos pacientes internados na clínica médica e cirúrgica. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os pacientes e com os profissionais de saúde, bem como atividades musicais de tocar, cantar e ouvir música com os pacientes, utilizando um repertório escolhido por eles. Os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo e como técnica utilizou-se a análise categorial temática. A investigação mostrou que a música utilizada por educadores musicais serviu como ferramenta de humanização hospitalar, alcançando efeitos fisiológicos e psicológicos nos pacientes. A humanização hospitalar passa a ser um dos principais objetivos da educação musical quando é feita no hospital, com pacientes internados.
PALAVRAS-CHAVE: música e saúde, educação musical, humanização hospitalar
abstract
This article presents the hospital as a field for music educator and hospital humanization as its main objective. The investigation occurred in a public hospital, whose goal was to use music as a strategy for humanization of the patients hospitalized in medical and surgical. For this, we developed an exploratory, descriptive, qualitative approach.
There were semi-structured interviews with patients and health professionals as well as playing musical activities, singing and listening to patients, using a repertoire of their choosing. The collected