tttt
Soluções tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH, mantendo-os constantes mesmo com a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases, ou quando ocorre diluição. A função de um agente tamponador é conduzir uma solução ácida ou alcalina a um certo pH e prevenir a mudança deste pH. Essa resistência do pH é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão. Usando o princípio de Le Chatelier"quando se provoca uma perturbação sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que tende a anular esta perturbação, procurando ajustar-se a um novo equilíbrio”, portanto um agente tamponador sustenta esta faixa de concentração por prover o ácido ou base conjugada correspondente para estabilizar o pH ao que está sendo adicionado.
Um dos sistemas tampões mais importantes é o do sangue, que permite a manutenção das trocas gasosas e das proteínas. O pH do sangue é de 7,4 e o principal sistema tampão é um equilíbrio entre o ácido carbônico e o íon a ele associado, o bicarbonato. Este sistema evita variações de 0.3 unidades de pH as quais poderiam trazer graves consequências ao ser humano
Portanto a existência de um sistema-tampão se faz necessária pelo fato de que muitas reações biológicas são extremamente sensíveis a variações de pH, e estas não ocorrem se este estiver um pouco fora de seu valor ótimo. Além disso, a estrutura e a atividade de macromoléculas biológicas importantes, como por exemplo as proteínas, são alteradas havendo perda de suas atividades em extremos de pH.
Roteiro Prática:
1.1. Materiais:
- Pipetas;
- Béquer;
1.2. Reagentes:
- NaOH 0,1 M
- HCl 0,1 M
2. Procedimento
Verificar se os materiais que serão utilizados na experiência estão devidamente limpos;
2.1. Utilize 2 béqueres limpos de 150 mL e coloque 100 mL de água destilada e 100 mL de água do mar, em cada um, para adição de ácido.
Meça o pH antes e após cada adição de ácido conforme indica a tabela de