JUDO
Quando se cai para trás, o principal perigo é a cabeça. Um choque nesse lugar pode provocar a perda de consciência: o que é sinônimo de derrota. A queda para trás ushiro ukemi serve, principalmente, para proteger o aluno desse tipo de impacto.
As técnicas de rolamentos são ensinadas aos alunos para facilitar posteriormente o desenvolvimento das técnicas de projeção com maior segurança, pois o iniciante irá aprender a "cair de uma maneira certa" e isso diminui o risco de ocorrer acidentes. São várias as técnicas de rolamentos que podem ser tanto para trás (deitado ou sentado), De cócoras, De pé, Lateral (deitado ou sentado), para frente por cima dos ombros, ajoelhado, agachado, de pé.
Mae-ukemi: Amortecimento de Queda ou rolamento para frente
Ushiro-ukemi: Amortecimento de Queda ou rolamento para trás
Yoko-ukemi: Amortecimento de Queda lateral
Zempo-kaiten-Ukemi: Queda com giro frontal.
Os alunos permaneceram deitados de lado, com o braço que estava embaixo aberto mais ou menos em um ângulo de 30 ° e com a palma da mão em pronação (voltadas para baixo). Um dos joelhos foi flexionado e o queixo sempre deveria permanecer sempre encostado no peito. Esta é uma das posições que um praticante de Judô deve realizar ao cair para evitar possíveis lesões
Deitado: Decúbito lateral (deitado de lado), pernas flexionadas, solas dos pés apoiadas no tatame, braços estendidos com as mãos em pronação (palma da mão para baixo), apoiados no solo, e afastados um palmo pelo menos das pernas. Execução: Elevar os braços e bater no tatame ao mesmo tempo, do jeito e no mesmo lugar onde na posição inicial. Esse degrau ser utilizado apenas na primeira aula, com objetivo de fixar de modo definitivo a batida das mãos no solo.
Sentado: Pernas juntas e estendidas, braços estendidos à frente, na altura dos ombros.
Execução: Deitar elevando as pernas semi-flexionadas, batendo com as mãos conforme o exercício anterior,