Judaísmo
Surgiu em Israel a cerca de 4 mil anos. O começo do judaísmo como uma religião estruturada acontece com a transformação dos judeus em um povo influente através de reis como Saúl, Davi e Salomão, que construiu o primeiro templo em Jerusalém. É a mais antiga religião monoteísta e a mais antiga que sobrevive nos dias atuais. Qualquer tentativa de politeísmo é fortemente rechaçada pelo judaísmo, assim como é proibido seguir ou oferecer prece a outro que não seja judeu.
Tem Deus como uma pessoa sagrada. O livro sagrado dos judeus é a Torá ou Pentateuco, que foi revelado diretamente por Deus.
Símbolos: Memorá (candelabro sagrado), a estrela pentagonal, mezuzá (ornamentada como escuto de Davi). Já Como lugares sagrados citam-se: A sinagoga, o templo, o monte das oliveiras, um cemitério. Ainda que os locais onde foram enterrados Moisés, Aron e Miriam não sejam conhecidos, os túmulos de outros líderes são locais de peregrinação e oração. Estes incluem a tumba de Davi, a caverna de Machepelah e tumbas de muitos rabinos famosos.
Os judeus não têm animais sagrados, mas não comem carne de porco pois consideram eles impuros na forma simbólica.
Os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos ( aos 8 dias de vida ) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas ( aos 12 anos de idade ).
Os judeus jamais fazem referência a uma vida além da morte, nem a um céu ou inferno, pelo que os saduceus posteriormente rejeitavam estas doutrinas. Porém após o exílio em Babilônia, os judeus assimilaram as doutrinas da imortalidade da alma, da ressurreição e do juízo final, e constituíam em importante ensino por parte dos fariseus.
Nas atuais correntes do judaísmo, as afirmações sobre o que acontece após a morte são postulados e não afirmações, e varia-se a interpretação dada ao que ocorre na morte e se existe ou não ressurreição. A maioria das correntes crê em uma ressurreição no mundo vindouro (Olam Habá),