Juazeiro do norte
Juazeiro do Norte é um município brasileiro do estado do Ceará, considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina graças à Padre Cícero.
Juazeiro do Norte era inicialmente um distrito da cidade vizinha Crato, até que o jovem Padre Cícero resolveu se fixar como pároco no lugarejo. Padre Cícero foi um dos responsáveis, tempos depois, pela emancipação e independência da cidade. Por conta do chamado "milagre de Juazeiro" (quando Padre Cícero deu a hóstia sagrada à beata Maria de Araújo, a hóstia se transformou em sangue), a figura do padre assumiu características místicas e passou a ser venerado pelo povo como um santo. Hoje a cidade é a segunda do estado e referência no Nordeste graças ao padre.
O município se localiza na Região Metropolitana do Cariri, no sul do estado, a 533 km de Fortaleza. Sua extensão é de 248,558 km², a uma altitude média de 377,3 metros. A população do município é estimada em 249 939 habitantes a maior do interior cearense e a centésima maior do Brasil. A taxa de urbanização é de 95,3%.
A administração municipal executiva de Juazeiro do Norte é exercida pelo prefeito Manoel Raimundo de Santana Neto (PT). Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará, ativista político da esquerda brasileira e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte, Dr. Santana é reconhecido como uma das maiores lideranças políticas do interior do Ceará.
A Região Sul cearense é composta, atualmente, por 28 municípios que, somados, possuem 669.954 votantes. Esta região tem Juazeiro do Norte entre os 10 maiores municípios do Estado e que possui um colégio eleitoral com 157.244 eleitores.
O Poder Legislativo é exercido por 14 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, tendo como funções fiscalizar o executivo e discutir as leis no âmbito municipal. Há um projeto que visa aumentar a quantidade de vereadores de 14