JU ZES
Depois da morte de Josué os israelitas combateram para expulsar os cananeus em todas as tribos, a partir de Judá. As outras tribos não venceram os cananeus, e conviveram com eles, contrariando as ordens de Deus. Por essa convivência, os israelitas passaram a adorar a Baal e Astarot deuses dos cananeus. E o Senhor os entregou aos reis vizinhos que passaram a oprimi-los. Mais tarde o Senhor levantou juízes entre os israelitas, para livrá-los da opressão, mas até mesmo os juízes desobedeciam ao Senhor, e adoravam outros deuses.
Israel fez o mal aos olhos do Senhor, esquecendo-se dele, e adorando outros deuses. Foram entregues a Cusã Risataim, rei da Babilônia, por 8 anos. Os israelitas pediram ao Senhor, e ele suscitou um libertador, que foi Otniel, sobrinho de Calebe. Ele se rebelou e venceu Cusã, e Israel viveu em paz por 40 anos.
Israel fez o mal aos olhos do Senhor, e foram entregues à Eglom, rei de Moabe, por 18 anos. Os israelitas pediram ao Senhor, e ele suscitou um libertador, que foi o benjaminita Eude. Eude com a desculpa de levar um presente para o rei, em Gilgal, o matou, e fugiu para Efraim. Lá organizou uma tropa, lutou contra Moabe, venceu, e Israel viveu em paz por 80 anos. Samgar libertou Israel dos filisteus.
Israel fez novamente mal aos olhos do Senhor, e foi entregue à Jabim, rei de Canaã em Asor, por 20 anos. A profetisa Débora era juíza em Israel, chamou Baraque e disse: Eis o que diz o Senhor: Toma 10 mil homens de Naftalí e Zebulom, para combater Sísera, comandante dos cananeus em Cison, que eu o entregarei. Baraque foi acompanhado de Débora. Encontrou com Sísera no Monte Tabor, onde o Senhor de Sísera. Ele fugiu a pé, e pediu abrigo na tenda de Heber. Enquanto dormia cansado, Jael, mulher de Heber, cravou um prego em sua cabeça, matando-o, e quando Baraque chegou ela lhe entregou Sísera morto. Depois os israelitas perseguiram Jabim até matá-lo. Debora faz um cântico contando a historia da libertação.
Depois disso voltou Israel a