Jovens: quais são os maiores erros na hora de escolher uma carreira?
Em determinado momento da carreira, muitos profissionais param, refletem e se questionam se realmente fizeram a escolha certa. Em alguns casos, a resposta não é animadora e inevitavelmente bate o arrependimento.
Embora exista a possibilidade de mudar de área a qualquer momento da trajetória profissional, não é nada fácil começar tudo de novo, motivo pelo qual a maioria opta por simplesmente assumir o erro e continuar no mesmo campo.
O grande problema, porém, é que os elementos fundamentais para ser bem sucedido em qualquer profissão são a dedicação e o comprometimento, que só existem se o profissional realmente gosta do que faz.
Por isso, a escolha de qual profissão seguir é um momento fundamental, que pode diferenciar uma trajetória de sucesso de uma que simplesmente não sai do lugar. Com isso em mente, a InfoMoney, contando com a ajuda da coordenadora de Consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Veridiana Germano, listou alguns dos maiores desafios que fazem com que as pessoas errem na hora de escolher uma carreira.
Autoconhecimento - muitos elementos podem levar à escolha errada da profissão, mas o primeiro passo para evitar frustrações é o autoconhecimento. Veridiana explica que o indivíduo precisa se conhecer, saber seus pontos fracos e fortes, com o que se identifica e com o que não tem afinidade. Sem fazer essa reflexão, sem de fato se autoconhecer, as chances de escolher uma profissão na qual será bem sucedido no futuro são pequenas.
Influências
Influência dos pais – há dois tipos importantes de influências, que podem levar ao erro na hora escolha. O primeiro tipo é o que vem de dentro da própria família. Os pais, na ânsia de fazer com que seus filhos sejam profissionais de sucesso, renomados e felizes, sugerem ou estimulam que eles sigam aquelas profissões tradicionalmente conhecidas como recompensadoras: