Jovem Atleta
É o processo através do qual ocorre a mudança e o crescimento progressivo, nas áreas física e psicológica do organismo infantil. Subjacentes a tais mudanças, existem fatores intrínsecos transmitidos por hereditariedade, que constituem parte do equipamento congênito do recém-nascido.
A maturidade ocorre no momento em que o organismo está pronto para a execução de determinada atividade e não se limita ao estado adulto. Em qualquer fase da vida, podemos falar em maturidade. Por exemplo, a criança que anda com um ano de idade, apresenta maturidade nesta função, porém não existe apenas maturidade física, mas também maturidade mental, social, emocional, sexual, enfim maturidade geral da personalidade.
Treinamento para Jovens Atletas
O treino de atletas jovens tem de ser cuidado e planejado com coerência, disciplina, discernimento e atitude. As idades de iniciação são decisivas no futuro dos jovens, quer a nível desportivo e, não menos importante, a nível pessoal. As crianças são capazes de autoconstruir um adulto com muitas bases nas suas vivências desportivas.
A divisão (físico, técnico, táctico e psicológico) não é mais que uma abstração, dado que os comportamentos adotados pelos jogadores surgem como resultantes do modo como eles se relacionam entre si;
Nos jovens devemos privilegiar o gosto pela modalidade. A criação de hábitos desportivos, de disciplina, higiene, aquecimento, etc. O treinador acaba por ser um complemento importante aos pais e professores do atleta, no que diz respeito à sua educação e à sua formação como pessoa e cidadão. O atleta também se sente motivado se os objetivos propostos (pelo treinador, pelos pais ou por ele próprio) forem desenvolvidos aos poucos. É necessário desenvolver caminhos a seguir, estratégias a utilizar e metas a atingir, a curto e em longo prazo (um objetivo em longo prazo – geral – e vários objetivos em curto prazo). Pode ser necessário que se divida um