Gestão de Tecnologia de Informação no Centro de Processamento de Dados na Universidade Federal do Amazonas.
Maike dos Santos Ribeiro (UFAM)
Mauricio Brilhante (UFAM)
Resumo:
Palavras-chave:
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da informática e das telecomunicações tem sido responsável por grande parte das mudanças ocorridas, tanto na sociedade quanto nas organizações, o uso de recursos informáticos no processo educacional vem sendo amplamente discutido no meio acadêmico. O presente artigo tem como objetivo principal, analisar como é aplicada a gestão de informação dentro da Universidade Federal do Amazonas. As informações têm grande importância para as organizações e podem ser consideradas como ativos. A diferença da informação para os demais ativos é a dificuldade em administrá-la e determinar o seu valor.
Para Oliveira (2001) a eficiência na utilização do recurso informação é medida pela relação do custo para obtê-la e o valor do benefício derivado do seu uso. Os custos da informação estão relacionados com a sua coleta, processamento e distribuição.
Os recursos tecnológicos fazem parte dos insumos básicos de uma organização. Décadas atrás seria um diferencial, no século XXI é ferramenta obrigatória em qualquer tipo de empresa, variando somente em números e tecnologia de ponta, de acordo com a especificidade do negócio, do mercado em que atua e de seu posicionamento estratégico frente aos seus opositores. (ALMEIDA, 2002).
A exemplo das demais empresas, as Instituições Federais de Ensino Superior, aqui denominadas como IFES, buscam agilizar seus processos. Nesse sentido, a implantação de Sistemas de Informação nestas organizações, cujo objetivo é a gestão dos recursos e informações de forma eficiente e integrada, assume um papel fundamental, à medida que dá suporte ao gestor no processo decisório. Uma gestão integrada cria a possibilidade de a IFES tornar-se mais eficiente e eficaz, aumentando a capacidade de tomar decisões de forma mais rápida e